Estágios em andamento
Nome |
Vínculo institucional |
Supervisor(a) |
Projeto |
Período |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Victor Giraldo |
Aspectos da história e da cultura de povos originários do território brasileiro voltados para o desenvolvimento profissional de docentes que ensinam matemática |
01/08/2023 a 31/12/2025 |
|
Instituto Nacional de Câncer |
Agnaldo Esquincalha |
Desafiando as leis da física: explorando a participação feminina na Física Médica, experiências e posições de poder |
01/02/2024 a 31/12/2025 |
|
Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro |
Antonio Santos |
Investigação sobre a inserção de alunos com deficiência visual em cursos de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias |
01/04/2024 a 30/06/2025 |
|
Universidade Federal de Mato Grosso |
Agnaldo Esquincalha |
Avaliação de materiais didáticos no debate de gênero e sexualidade no ensino de ciências e matemática |
01/12/2024 a 30/11/2025 |
|
Universidade Federal de Mato Grosso |
Janete Bolite Frant |
Educação Matemática e Antropoceno |
01/02/2025 a 31/01/2026 |
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Victor Giraldo |
Práticas problematizadoras no ensino de ciências e o pensamento de Gaston Bachelard: rupturas epistemológicas na formação do espírito científico |
01/04/2025 a 30/03/2027 |
|
Estágios concluídos
Nome |
Vínculo institucional |
Supervisor(a) |
Projeto |
Período |
Universidade de Sevilla, Espanha |
Tatiana Roque |
A transformação epistemológica da mecânica no século XIX: entre matemática, física e filosofia |
01/07/2015 a 31/01/2016 |
|
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca |
Victor Giraldo |
Reflexões metodológicas em tarefas com vistas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática |
01/08/2016 a 31/07/2017 |
|
Universidade Federal de Santa Catarina |
Marta Feijó Barroso |
Avaliações Educacionais em Ciências e Matemática: o ENEM |
01/03/2017 a 28/02/2018 |
|
Universidade Federal de Minas Gerais |
Márcia Maria Fusaro Pinto |
Desenvolvimento e utilização de artefatos na atividade de ensinar e aprender matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural da Atividade |
01/03/2018 a 28/02/2019 |
|
Universidade Federal do Espírito Santo |
Tatiana Roque |
Contribuições da Semiótica A-Significante (diagramática) para o aprenderensinar matemática e não... |
01/03/2018 a 28/02/2019 |
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Victor Giraldo |
A participação em projetos de extensão voltados para grupos subalternizados e a formação inicial de professores de matemática |
01/03/2018 a 28/02/2019 |
|
Universidade do Estado de Mato Grosso |
Antônio Augusto Passos Videira |
Ciência, estado e nação |
01/03/2018 a 28/02/2019 |
|
Instituto Federal do Espírito Santo |
Victor Giraldo |
Saberes individuais e coletivos de professores em processo de formação: articulação dos conceitos algébricos na matemática científica e escolar |
01/08/2018 a 31/07/2019 |
|
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Agnaldo Esquincalha |
Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo |
01/11/2018 a 31/05/2019 |
|
Instituto Federal do Espírito Santo |
Márcia Maria Fusaro Pinto |
Grupos colaborativos de pesquisa: espaços de atividade de pesquisa e de formação de jovens pesquisadores |
01/02/2019 a 31/01/2020 |
|
Colégio Pedro II |
Victor Giraldo |
Uma Matemática Problematizada via Modelagem Matemática e Aplicações e a Proposta de uma Nova Topologia para a Sala de Aula através do Projeto de Discência Compartilhada |
01/03/2019 a 28/02/2020 |
|
Instituto Nacional de Educação de Surdos |
Claudia Segadas Vianna |
Algoritmos sinalizados em Libras: aritmética de crianças surdas |
01/03/2019 a 29/02/2020 |
|
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro |
Marta Feijó Barroso |
Dimensões da qualidade educacional em ciências: um estudo através de resultados do ENEM |
01/03/2019 a 29/02/2020 |
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Agnaldo Esquincalha |
Ensino de Pré-Cálculo e de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade Blended Learning |
01/03/2019 a 31/08/2021 |
|
Instituto Federal do Espírito Santo |
Agnaldo Esquincalha |
Ecos teóricos presentes na prática pedagógica de um surdo professor de matemática |
02/09/2019 a 20/07/2021 |
|
Instituto Federal de São Paulo |
Janete Bolite Frant |
Projeto: Licenciandos em Contextos Interativos de Aprendizagem Matemática: tecnologia, discurso e corporeidade |
05/04/2021 a 04/04/2022 |
|
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Victor Giraldo |
Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais |
01/07/2022 a 28/02/2023 |
|
Colégio Pedro II |
Gérard Émile Grimberg |
Gaston Darboux e o ensino de geometria infinitesimal francês no final da segunda metade do século XIX, a partir de notas de aula que formam os quatro volumes do compêndio Léçons sur la théorie génerale des surfaces et les applications géométriques du calcul infinitesimal |
01/09/2022 a 30/09/2024 |
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Agnaldo Esquincalha |
Impactos da participação em um projeto de jogos matemáticos na constituição da identidade docentes |
01/08/2023 a 30/04/2024 |
|
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Agnaldo Esquincalha |
Cenário de teorias e metodologias de pesquisas sobre o autismo na educação matemática |
01/08/2023 a 31/01/2024 |
|
Universidade Federal de Ouro Preto |
Márcia Maria Fusaro Pinto |
Artefatos no monitoramento de práticas (matemáticas) na educação integral e(m) tempo integral |
01/03/2024 a 31/072024 |
|
Universidade Federal Fluminense |
Victor Giraldo |
Currículos de Formação Inicial de Professores de Matemática em uma Perspectiva de Matemática Problematizada |
01/03/2024 a 28/02/2025 |