Estágios em andamento

 

Nome

Vínculo institucional

Supervisor(a)

Projeto

Período

 Fábio Menezes da Silva

 Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 Victor Giraldo

 Aspectos da história e da cultura de povos originários do território brasileiro voltados para o desenvolvimento profissional de docentes que ensinam matemática

01/08/2023 a 31/12/2025

 Janaína Dutra Silvestre Mendes

 Instituto Nacional de Câncer 

 Agnaldo Esquincalha

 Desafiando as leis da física: explorando a participação feminina na Física Médica, experiências e posições de poder

01/02/2024 a 31/12/2025

 Márcio Velloso da Silveira

 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Antonio Santos

 Investigação sobre a inserção de alunos com deficiência visual em cursos de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias

 01/04/2024 a 30/06/2025

 Italo Curvelo dos Anjos

 Universidade Federal de Mato Grosso

Agnaldo Esquincalha

 Avaliação de materiais didáticos no debate de gênero e sexualidade no ensino de ciências e matemática

 01/12/2024 a 30/11/2025

 Edson Pereira Barbosa

 Universidade Federal de Mato Grosso

 Janete Bolite Frant

Educação Matemática e Antropoceno

 01/02/2025 a 31/01/2026

Jean Felipe de Assis

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Victor Giraldo

Práticas problematizadoras no ensino de ciências e o pensamento de Gaston Bachelard: rupturas epistemológicas na formação do espírito científico

01/04/2025 a 30/03/2027

         

 

Estágios concluídos

 

Nome

Vínculo institucional

Supervisor(a)

Projeto

Período

 María de Paz Amérigo 

Universidade de Sevilla, Espanha

Tatiana Roque

A transformação epistemológica da mecânica no século XIX: entre matemática, física e filosofia

01/07/2015 a 31/01/2016

 Wellerson Quintaneiro da Silva

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Victor Giraldo

Reflexões metodológicas em tarefas com vistas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática

01/08/2016 a 31/07/2017

 Tatiana da Silva 

Universidade Federal de Santa Catarina

Marta Feijó Barroso

 Avaliações Educacionais em Ciências e Matemática: o ENEM

01/03/2017 a 28/02/2018

 Teresinha Fumi Kawasaki 

 Universidade Federal de Minas Gerais

Márcia Maria Fusaro Pinto

 Desenvolvimento e utilização de artefatos na atividade de ensinar e aprender matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural da Atividade

 01/03/2018 a 28/02/2019

Jaqueline Magalhães Brum

 Universidade Federal do Espírito Santo

Tatiana Roque

 Contribuições da Semiótica A-Significante (diagramática) para o aprenderensinar matemática e não...

01/03/2018 a 28/02/2019

Gabriela dos Santos Barbosa 

 Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Victor Giraldo

 A participação em projetos de extensão voltados para grupos subalternizados e a formação inicial de professores de matemática

 01/03/2018 a 28/02/2019

Heráclio Duarte Tavares 

 Universidade do Estado de Mato Grosso

Antônio Augusto Passos Videira

 Ciência, estado e nação

01/03/2018 a 28/02/2019

Maria Auxiliadora Vilela Paiva 

 Instituto Federal do Espírito Santo

Victor Giraldo

 Saberes individuais e coletivos de professores em processo de formação: articulação dos conceitos algébricos na matemática científica e escolar

01/08/2018 a 31/07/2019

Gisela Maria da Fonseca Pinto 

 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Agnaldo Esquincalha

Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo

01/11/2018 a 31/05/2019

Alex Jordane de Oliveira 

 Instituto Federal do Espírito Santo

Márcia Maria Fusaro Pinto

 Grupos colaborativos de pesquisa: espaços de atividade de pesquisa e de formação de jovens pesquisadores

 01/02/2019 a 31/01/2020

Luciana Santos da Silva Martino

 Colégio Pedro II

Victor Giraldo

 

Uma Matemática Problematizada via Modelagem Matemática e Aplicações e a Proposta de uma Nova Topologia para a Sala de Aula através do Projeto de Discência Compartilhada

01/03/2019 a 28/02/2020

Silene Pereira Madalena 

 Instituto Nacional de Educação de Surdos

Claudia Segadas Vianna

 Algoritmos sinalizados em Libras: aritmética de crianças surdas

01/03/2019 a 29/02/2020

Priscila Matos Resinentti 

 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

 Marta Feijó Barroso

 Dimensões da qualidade educacional em ciências: um estudo através de resultados do ENEM

01/03/2019 a 29/02/2020

Marcio Vieira de Almeida 

 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Agnaldo Esquincalha

 Ensino de Pré-Cálculo e de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade Blended Learning

01/03/2019 a 31/08/2021

Edmar Reis Thiengo 

 Instituto Federal do Espírito Santo

 Agnaldo Esquincalha

 Ecos teóricos presentes na prática pedagógica de um surdo professor de matemática

02/09/2019 a 20/07/2021

Fabiane Guimarães Vieira Marcondes

 Instituto Federal de São Paulo

Janete Bolite Frant

 

Projeto: Licenciandos em Contextos Interativos de Aprendizagem Matemática: tecnologia, discurso e corporeidade

05/04/2021 a 04/04/2022

Mauricio Rosa

 Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Victor Giraldo
Agnaldo Esquincalha

 Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais

01/07/2022 a 28/02/2023

 Daniel Felipe Neves Martins

Colégio Pedro II

Gérard Émile Grimberg

 Gaston Darboux e o ensino de geometria infinitesimal francês no final da segunda metade do século XIX, a partir de notas de aula que formam os quatro volumes do compêndio Léçons sur la théorie génerale des surfaces et les applications géométriques du calcul infinitesimal

 01/09/2022 a 30/09/2024

 Daniela Mendes Ribeiro da Silva 

 Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Agnaldo Esquincalha

  Impactos da participação em um projeto de jogos matemáticos na constituição da identidade docentes

 01/08/2023 a 30/04/2024

 Elton de Andrade Viana

 Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

 Agnaldo Esquincalha

Cenário de teorias e metodologias de pesquisas sobre o autismo na educação matemática 

 01/08/2023 a 31/01/2024

 André Augusto Deodato

 Universidade Federal de Ouro Preto 

  Márcia Maria Fusaro Pinto

  Artefatos no monitoramento de práticas (matemáticas) na educação integral e(m) tempo integral

 01/03/2024 a 31/072024

Anne Michelle Dysman Gomes

Universidade Federal Fluminense

 Victor Giraldo

 Currículos de Formação Inicial de Professores de Matemática em uma Perspectiva de Matemática Problematizada

 01/03/2024 a 28/02/2025

Topo