Estágios em andamento em 2024.
Nome |
Vínculo institucional |
Supervisor(a) |
Projeto |
Período |
André Augusto Deodato | Universidade Federal de Ouro Preto | Márcia Maria Fusaro Pinto | Artefatos no monitoramento de práticas (matemáticas) na educação integral e(m) tempo integral | 01/03/2024 a 31/072024 |
Universidade Federal Fluminense | Victor Giraldo | Currículos de Formação Inicial de Professores de Matemática em uma Perspectiva de Matemática Problematizada | 01/03/2024 a 28/02/2025 | |
Colégio Pedro II | Gérard Émile Grimberg | Gaston Darboux e o ensino de geometria infinitesimal francês no final da segunda metade do século XIX, a partir de notas de aula que formam os quatro volumes do compêndio Léçons sur la théorie génerale des surfaces et les applications géométriques du calcul infinitesimal | 01/09/2022 a 30/09/2024 | |
Daniela Mendes Ribeiro da Silva | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Agnaldo Esquincalha | Impactos da participação em um projeto de jogos matemáticos na constituição da identidade docentes | 01/08/2023 a 30/04/2024 |
Elton de Andrade Viana |
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
|
Agnaldo Esquincalha | Cenário de teorias e metodologias de pesquisas sobre o autismo na educação matemática | 01/08/2023 a 31/01/2024 |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Victor Giraldo | Aspectos da história e da cultura de póvos originários do território brasileiro voltados para o desenvolvimento profissional de docentes que ensinam matemática | 01/08/2023 a 31/12/2025 | |
Instituto Nacional de Câncer | Agnaldo Esquincalha | Desafiando as leis da física: explorando a participação feminina na Física Médica, experiências e posições de poder | 01/02/2024 a 31/12/2025 |
Estágios Concluídos.
Nome |
Vínculo institucional |
Supervisor(a) |
Projeto |
Período |
María de Paz Amérigo | Universidade de Sevilla, Espanha | Tatiana Roque | A transformação epistemológica da mecânica no século XIX: entre matemática, física e filosofia | 01/07/2015 a 31/01/2016 |
Wellerson Quintaneiro da Silva | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | Victor Giraldo | Reflexões metodológicas em tarefas com vistas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática | 01/08/2016 a 31/07/2017 |
Tatiana da Silva | Universidade Federal de Santa Catarina | Marta Feijó Barroso | Avaliações Educacionais em Ciências e Matemática: o ENEM |
01/03/2017 a 28/02/2018
|
Teresinha Fumi Kawasaki | Universidade Federal de Minas Gerais | Márcia Maria Fusaro Pinto | Desenvolvimento e utilização de artefatos na atividade de ensinar e aprender matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural da Atividade | 01/03/2018 a 28/02/2019 |
Jaqueline Magalhães Brum | Universidade Federal do Espírito Santo | Tatiana Roque | Contribuições da Semiótica A-Significante (diagramática) para o aprenderensinar matemática e não... | 01/03/2018 a 28/02/2019 |
Gabriela dos Santos Barbosa | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Victor Giraldo | A participação em projetos de extensão voltados para grupos subalternizados e a formação inicial de professores de matemática | 01/03/2018 a 28/02/2019 |
Heráclio Duarte Tavares | Universidade do Estado de Mato Grosso | Antônio Augusto Passos Videira | Ciência, estado e nação | 01/03/2018 a 28/02/2019 |
Maria Auxiliadora Vilela Paiva | Instituto Federal do Espírito Santo | Victor Giraldo | Saberes individuais e coletivos de professores em processo de formação: articulação dos conceitos algébricos na matemática científica e escolar | 01/08/2018 a 31/07/2019 |
Gisela Maria da Fonseca Pinto | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Agnaldo Esquincalha | Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo | 01/11/2018 a 31/05/2019 |
Alex Jordane de Oliveira | Instituto Federal do Espírito Santo | Márcia Maria Fusaro Pinto | Grupos colaborativos de pesquisa: espaços de atividade de pesquisa e de formação de jovens pesquisadores | 01/02/2019 a 31/01/2020 |
Luciana Santos da Silva Martino | Colégio Pedro II | Victor Giraldo |
Uma Matemática Problematizada via Modelagem Matemática e Aplicações e a Proposta de uma Nova Topologia para a Sala de Aula através do Projeto de Discência Compartilhada |
01/03/2019 a 28/02/2020 |
Silene Pereira Madalena | Instituto Nacional de Educação de Surdos | Claudia Segadas Vianna | Algoritmos sinalizados em Libras: aritmética de crianças surdas | 01/03/2019 a 29/02/2020 |
Priscila Matos Resinentti | Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro | Marta Feijó Barroso | Dimensões da qualidade educacional em ciências: um estudo através de resultados do ENEM | 01/03/2019 a 29/02/2020 |
Marcio Vieira de Almeida | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Agnaldo Esquincalha | Ensino de Pré-Cálculo e de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade Blended Learning | 01/03/2019 a 31/08/2021 |
Edmar Reis Thiengo | Instituto Federal do Espírito Santo | Agnaldo Esquincalha | Ecos teóricos presentes na prática pedagógica de um surdo professor de matemática | 02/09/2019 a 20/07/2021 |
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes | Instituto Federal de São Paulo | Janete Bolite Frant |
Projeto: Licenciandos em Contextos Interativos de Aprendizagem Matemática: tecnologia, discurso e corporeidade |
05/04/2021 a 04/04/2022 |
Mauricio Rosa | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Victor Giraldo Agnaldo Esquincalha |
Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais | 01/07/2022 a 28/02/2023 |